terça-feira, 4 de outubro de 2011

Luminosidade de Goethe / Teoria de Itten


O escritor e pintor alemão Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) se opôs a descoberta de Newton de que existem sete cores no espectro com a teoria de que existem somente seis cores visíveis sob as condições naturais de luz do dia. Para ele, a cor era composta de luminosidade ou sombra. Goethe era um pintor e seu interesse na forma em que realmente vemos a cor estimulou os teóricos e os artistas posteriores. Em suas observações descreveu os efeitos do "positivo" e "negativo" da cor sobre a mente.

Baseado nas pesquisas de Newton, Goethe mostra em aquarela os resultados de dois experimentos de luz passando através de um prisma: as três cores principais do espectro de Newton  "laranjaverde e azul violeta" seriam percebidas em um quarto escuro, através de um raio controlado de luz.

No espectro de Goethe, as cores principais seriam "azul cianvermelho(que ele chamou de púrpura) e amarelo" vistos pelo olho a luz do dia .



Circuito de Cores de Goethe



johannes Itten, BauhausJohannes Itten (1888-1967) nasceu na Suíça. Em 1909 começou a estudar arte na Escola Superior de Belas Artes em Genebra. Itten foi um dos primeiros a receber o convite para dar aulas na Bauhaus. Criou um curso com o nome de Vorkus, cujo objetivo, era libertar o poder criativo e individual do aluno. Iniciava suas aulas com exercícios de ginástica e respiratórios para descontrair e relaxar os estudantes.Em 1926, fundou sua própria escola em Berlim, seus alunos eram arquitetos, fotógrafos e pintores. Lecionou também na Krefeld Escola de Design Têxtil até 1938,
quando mudou-se para a Holanda.

 Depois o mesmo elaborou uma estrela de cores onde são classificadas em três dimensões; matizes, tom e saturação:

Matizes: as três primárias, as três secundárias e as terciárias, produzidas pela mistura de cada uma das secundárias com as primárias.

Tom: é a luminosidade ou escurecimento obtido com preto ou branco.

Saturação: é o colorido, a intensidade da cor ou pureza da cor.

Um comentário:

  1. Acho que o circuito de cores do Goethe está de ponta cabeça...

    "O vermelho, no círculo de Goethe, está sempre na posição superior, ocupando o ápice do triângulo composto pelas três cores primárias. Para Goethe, o vermelho é "a mais alta das emissões cromáticas" e a cor mais completa. Na base do triângulo estão as duas cores consideradas realmente primárias para Goethe, representando os dois pólos: o amarelo e o azul. O amarelo aparece sempre do lado esquerdo - o lado ativo (positivo) -, em oposição ao azul, do lado direito do círculo - o lado passivo (negativo)."

    (págs. 294-295 do "A COR no processo criativo" da Lilian Ried Miller Barros)

    ResponderExcluir